13 fevereiro 2013

Benefícios dos óleos e manteigas vegetais nos cabelos

Oi!
Como vocês sabem, desde que soube do Cronograma Capilar, aplico as dicas à minha rotina de cuidados aos cabelos, e um dos elementos que aprendi a dar devida importância são os óleos e manteigas vegetais.

Não sabe o que é o cronograma capilar? Falei sobre ele aqui.

Elas são extremamente importantes e fazem parte da fase de nutrição dos fios que faz a reposição lipídica, ou seja, devolve nutrientes importantes para "alimentar" os fios.

Fonte: http://www.sxc.hu/profile/greschoj
É importante deixar destacado que o óleo ou manteiga só são realmente bons para o cabelo se forem PUROS, isso porque, muitas marcas e produtos que vemos na farmácia/lojas possuem outros compostos, como silicone insolúvel e petrolatos (derivados do petróleo) que na verdade, ao invés de tratar, só servem para "bloquear" a entrada de qualquer coisa ao fio, são compostos que você pode deixar para usar ao finalizar um tratamento, por exemplo, já que vão impedir que agentes externos prejudiquem os resultados ou então, nem use haha

Uma das minhas receitas favoritas, aprendida no Cronograma Capilar, foi a umectação. Mostrei como faço uma umectação potente aqui, nomeada de Super Overnight, técnica e nome por Felipe Ursini, que deu super certo comigo :)

 Mas você pode usá-los ao seu favor seja qual for a situação:
  • Umectação: Além da que eu fiz, você pode passar o óleo puro pelos fios, do comprimento às pontas e deixar por um período de tempo razoável para que os nutrientes penetrem no fio e depois lavá-los normalmente. Eu costumo, quando tenho tempo claro, passar o óleo nas pontas a noite e retirar no outro dia.
  • Junto a sua máscara favorita: Se for o óleo, você pode misturar diretamente à sua máscara, e aplicar nos fios. Se for manteiga, que é mais durinha, aconselho a esquentá-la no microondas (não é pra ferver, é só o suficiente para derreter e ficar morninha) e também aplicar na máscara.
  • E em alguns casos, como o de Argan, podemos passar diretamente nos fios após lavar, antes ou depois de secar e pra manter os fios no lugar sempre que necessário :)
Alguns óleos indicados (você pode comprar o que for de sua preferência, mas estes são os mais falados nos grupos que frequento):

Manteiga de Karité comprada na Sabão e Glicerina, como tinha só um pouco, derreti no próprio potinho mas ela vem em consistência de manteiga mesmo, durinha.
  • Azeite de oliva extra virgem (sim, este que você tem em casa e coloca na salada);
  • Manteiga de Karité (a da foto acima);
  • Óleo de Argan;
  • Óleo de abacate;
  • Manteiga de cacau;
  • Óleo de Jojoba;
  • Óleo de ricino.

Se você não sabe como seu cabelo vai reagir ao óleo (se tem medo que fique pesado) comece aos poucos, veja se seu cabelo realmente está precisando dessa "forcinha"... porque também não há nada pior que sair com o cabelo cheio de óleo né? haha mas utilizado da forma correta, vai ser seu grande aliado, vai deixar seu cabelo tratado e sempre brilhante e bonito :)

Bezitos! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita, aproveite o espaço para expor sua opinião, dar sugestões ou críticas.
Bezitos!